Imagens e Mensagens


Certo dia, tive a idéia de escrever numa chapa de off-set a letra da música da Imprensa e ao mesmo tempo desenhar a caricatura do inventor. Pretendia, com isso, oferecer aos meus colegas uma lembrança. Aconteceu, porém, uma coisa bastante curiosa e interessante. Na transição do claro para o escuro, formaram-se figuras sem que houvesse, de minha parte, intenção de fazê-las daquela forma, ou seja: um dos principais personagens da família de Gutenberg aparecia como se estivesse falando comigo e despertou em mim uma atenção especial. Ela era avó de Gutenberg e sua figura ficou gravada na pintura, numa combinação mista de sombra e luz, onde também aparecem várias pessoas de forma visível.

São ao todo treze quadros, os quais correspondem às Analogias. Ao terminar, recebi a seguinte mensagem pela Entidade de Johannes G. Gutenberg e psicografei:

 

Orientação aos Médiuns

No início deste trabalho, peço organizar Centros Espíritas com o nome da minha Entidade. Quero orientar os médiuns jornalistas sobre as publicações. Atualmente, noticiam tantos crimes e mortes:

Para se organizar um Centro Espírita Gutenberg, os Médiuns devem observar os seguintes itens:

  1. Fincar uma cruz de madeira no local;

  2. Velas acessas;

  3. Colocar uma placa do Centro com os  dias e horários dos trabalhos de desenvolvimento e caridade;

  4. Registrar e legalizar a casa espírita, fazer um fichário com as anotações e nomes dos Médiuns desenvolvidos e dos em desenvolvimentos, bem como dos sócios e assistentes;

  5. Enfeitar o salão com rosas brancas e lilás;

  6. Invocar os nomes dos Santos: Jesus Cristo, Espírito Santo, São Jerônimo, Virgem Santa Maria, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Francisco de Assis, São João Batista, Tiradentes e outros santos do Céu;

  7. Cânticos em louvor a Deus e a todos os Santos;

  8. Fazer  benefícios de acordo com a metade da renda;

  9. Os Médiuns devem trabalhar uniformizados com roupas simples e modestas. A cor deve ser verde, principalmente no Brasil, pois fica formoso, alegre e traz felicidade. A fazenda deve ser de algodão e bem enfeitado com letras douradas, tipo gótico;

  10. Fazer orações, preces, principalmente pedir a paz mundial.

O verde é a cor das ervas medicinais e das folhas das árvores quando estão no inverno e na primavera. Representam: delicadeza, princípios e crença.

Os primeiros Estados do Brasil que irão organizar os Centros Espíritas com o meu nome serão os seguintes:

-  Rio de Janeiro;

Rio Grande do Sul;

Rio Grande do Norte;

-  Alagoas;

Bahia;

Minas Gerais;

E finalizando, a cidade de Brasília.

Cada Estado deverá apresentar uma pessoa da Imprensa, a fim de ajudar na divulgação dos trabalhos. Para isso o representante deve ser Espírita.

Os Centros deverão atender a todas as classes sociais com o desenvolvimento da Psicografia – sendo este tipo de mediunidade de maior interesse, principalmente para jornalistas e estudantes do mesmo nível e classe.

Existe atualmente muita gente aflita, confusa e assustada que se sentirá aliviada ao receber a corrente desta Entidade e ficará leve como as asas de uma borboleta e a vida se tornará mais fácil.

As borboletas e os pássaros voam tão felizes sentindo o perfume das flores nas matas e nos jardins. Os caboclos podem sentir a mesma coisa das borboletas. Ora, os trabalhos espirituais são brilhantes. Ninguém se sente humilhado depois que descobre este segredo. O meio de subsistência e o modo de vida do Médium servem para dar o meio de renda da casa e para fazer obras. Benefícios são magnéticos que giram em torno do fulcrado.

As costas do Médium são o ponto de junção dos Espíritos e atua em todo seu corpo quando invoca o Espírito. A falange é igual a um satélite brilhando no espaço e o aparelho, disposto a recebê-lo, fica como se estivesse flutuando com o Espírito em um só corpo. O espírito dá uma aparência de ser uma molécula. Balança facilmente, penetra em qualquer lugar, flutua no espaço, às vezes aparece como se fosse uma bola candescente à procura do magnético. Ainda tem a atração do azóico, ultrapassa montanhas, picos altos e desce com a velocidade da eletricidade.

O Espírito faz sondagens, atrai e alerta as pessoas que ele achar conveniente, ajuda nas horas precisas e recusa muitas vezes atender certos casos e a responder certas perguntas.

A caridade na vida espiritual é obrigatória, deve ser praticada no Centro, nos dias da semana,  guardando os domingos e dias santos conforme o quadro abaixo.

DIAS FESTIVOS
Data

Consagração

1 de Janeiro

Ação de Graça

3 de Fevereiro

Preces para a Entidade de Gutenberg

13 de Maio

Dia do Trabalho – Preto Velho

23 de Maio

Ascensão

2 de Junho

Espírito Santo

18 de Junho

Corpus Christi e Santo Antônio

23 de junho

Aniversário da Entidade de Gutenberg e João Batista, o Profeta

29 de Junho

São Pedro

15 de Agosto

Assunção

12 de Outubro

Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil

1 de Novembro

Todos os Santos

2 de novembro

Finados – Preces para todos os Espíritos

8 de Dezembro

Nossa Senhora da Conceição

25 de Dezembro

Menino Jesus – Natal

Nas cerimônias dos dias festivos, devem ser oferecidos vinhos de mesa, refresco de maracujá, pão, manjar, peixe e azeitona. As sessões deverão ser realizadas nos seguintes dias da semana: terça, quarta e sexta-feira.

Gutenberg


Revelações

Esta revelação que sua Santidade, o Espírito de Luz, fez à minha pessoa. Devo dizer que eu também já tive oportunidade de ver a sua Imagem. Depois de um dia exaustivo de trabalho dentro de uma tipografia, fechei a sala, atravessei a rua e peguei a condução com destino ao meu lar. Enquanto viajava, olhava as paisagens maravilhosas do alto da Serra do Grajaú, acesso ao bairro de Jacarepaguá.

O céu estava azulado e claro. O sol poente brilhava bem distante atrás dos montes; nuvens contornadas com fios dourados formavam a estampa que resplandecia no horizonte, como se fosse um gigante. Acredito que sua Santidade, naquele momento, estava de braços abertos como o nosso Cristo Redentor e abençoava o Brasil e seus habitantes, principalmente a minha pessoas. Por quê?

Somente com a graça divina, seu tirocínio e sua proteção eu poderia, pelo estudo psicológico, fazer e decifrar o seu Enigma Figurado.

Rio de janeiro, maio de 1973

Zenita Andrade Silva.


Mensagens

A guerra no Mundo já vem há muito tempo e até séculos. Todos que praticarem crimes na terra terão não só de responder à justiça, como também o Espírito da vítima volta e encarna naquela pessoa que praticou o delito e todos os sofrimentos que a vítima estava passando, começam atuar no réu.

É por isto que o Mundo, cada dia que passa, se torna cada vez pior. As gerações vão modificando o modo de agir, sempre com tendência para a prática do mal.

Depois que descobri os meios de divulgação de mensagens pela imprensa escrita, a maneira simples de propaganda foi espalhada pelo Mundo inteiro. Pensei na extinção das guerras, com a educação e civilização. Está sendo muito ao contrário, o homem ficou mais inteligente, ao ponto de ir à Lua. Com tudo isto, muitos ainda estão com seus espíritos atrasados. A guerra, a ambição e a maldade nos pensamentos de certos homens continuam assoberbantes. Se na Terra praticarem boas ações só receberão benefícios. Mas, se praticarem coisas contra a lei do Divino Mestre, só receberão coisas más.

São estas influências negativas que atuaram e ainda atuam sobre determinadas pessoas que praticam atos contra Deus, chegando ao ponto de serem atingidas.

Deus não faz mal a ninguém e elevado como é, não castiga. O castigo que recebem da Terra é proveniente da própria vida que levam. Por exemplo:

A França está em terceiro lugar na fabricação de armas de guerra. A Europa vive sempre em conflito. por quê?

O mundo passou a ser habitado, no Antigo Continente, por pessoas ambiciosas pelo poder, sem admitirem que Jesus fosse o Rei, acreditavam na mitologia, adoravam bezerros de ouro e queimavam os que adoravam o Deus Verdadeiro... Então, naquela época, foram praticados muitos crimes, tanto que os espíritos daqueles criminosos e pecadores vêm atuando nessa gente de geração em geração.

Quantos países já foram discriminadamente destruídos pela Guerra?

Enquanto houver guerra e crimes na face da Terra, o homem não terá paz e sossego espiritual para viver uma vida tranqüila e feliz.

Será, filha, que o homem da Terra ainda não compreendeu isto?

Agora já existe muita gente civilizada e instruída. Antigamente os homens, na sua maioria, era analfabeto por falta de recursos didáticos e professores.

Deus, então, deu poder a muitos para serem sábios. O Rei Salomão – Rei do Israelitas - Viveu em boa harmonia com os Tyrios e consagrou-se inteiramente à administração de seus Estados. Construiu em todo Oriente (inclusive o templo do Senhor Deus) a tradição de atribuir-lhe a composição de três livros canônicos da Bíblia: Provérbios, o Eclesiastes e o Cântico dos Cânticos. No fim de sua vida praticou a idolatria.

Entretanto, ele quase não estudou. Deus lhe deu o direito de ser Sábio. Salomão era um Rei, que queria fazer o seu povo fleumático e feliz, só existindo em seus pensamentos a boa intenção, bons fluídos, tanto que Deus, sentindo ser Salomão um servo de sua inteira confiança, planificou e ajudou a governar o seu povo, em vista do tratamento e das boas ações que praticava.


São Francisco de Assis

São Francisco de Assis foi outro que deixou toda sua fortuna e toda a riqueza do palacete de seu pai, que era um rico negociante, para trabalhar, fazendo caridade aos pobres, andando descalço, sentia a felicidade invadir a sua alma, fazendo cânticos, louvando a Deus, cantando nas ruas e nos templos as músicas de sua autoria, pois assim, achava que aquela era a sua vida.


A Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde haja ódio, consenti que eu semeie amor
Perdão, onde haja injúria
Fé, onde haja dúvida
Esperança, onde haja desespero
Luz, onde haja escuridão
Alegria, onde haja tristeza
Oh! Divino Mestre! Permiti
Que eu não procure tanto ser consolado
Quanto consolar
Ser compreendido, quanto compreender
Ser amado, quanto amar
Porque é dando que recebemos
Perdoando, que somos perdoados
E é morrendo que nascemos para a vida eterna

Autor desconhecido


Nota: Leve essa mensagem e ”as folhas metálicas pintadas” lá na Avenida Passos. Mostre e conte como foram feitos os desenhos e as escritas ao chefe da Federação Espírita Brasileira. o que ele disser, você faça. Porque isto vai ser um passo a mais na sua vida e também beneficiará o seu espírito e a minha entidade, pois vamos glorificar o Nosso Pai Todo Poderoso que está no céu.

Rio de Janeiro, junho de 1972

Johann G. Gutenberg


[ Anterior ]  [ Próximo ]